Já parou para pensar nessa pergunta? Como você está se comunicando?
Quantas sugestões negativas você diariamente planta na mente de seus clientes, colegas, consumidores, pacientes, estudantes, amigos ... Qual as palavras que você escolhe todos os dias?
Ah! Patrícia, isso é questão de semântica? Seria se essas pessoas envolvidas, soubessem exatamente o que você está querendo comunicar!
Tenho estudado um pouco sobre comportamento humano, e cada momento que percebo poder controlar meus sentimentos eu me conheço melhor e fico com mais desejo de dividir essas experiências com vocês!!!
Quando passamos por alguma situação ou alguém comunique algo para você, primeiro seu cërebro pensa no comportamento e depois pelo comportamento que pode substituir esse. Existem mensagens positivas e negativas...
Observe:
Nós não faremos nada impensado.
Isso não vai doer nem um pouco.
Sem problemas.
Não entre em pânico!
Não tem como você perder.
Sem falar que o nosso cérebro Não processa o Não!
Exemplo: Não pense no carro vermelho! Primeira coisa que vem a cabeça?
E ...
Entre muitas outras.... A linguagem deve encorajar!!! Devemos ter hábito de pensar e falar positivamente!!!
Voce tem bom humor??
Anota: Bom humor é fundamental!!
Nós processamos a linguagem, processamos nossas experiências em palavras e as comunicamos. Grande parte da nossa vida passamos explicando nossas experiências. É uma forma de ampliar a sua conexão com outras pessoas.
Cada indivíduo tem sua forma de explicar, e os que optam por passar uma vibração positiva, passam entusiasmo, a pessoa que escuta, vê possibilidades, se sente encorajada. A pessoa que tende a pensar negativamente, sempre de forma pessimista desperta uma outra reação, e convenhamos, Atitude, é algo contagiante.
"Você aumenta as suas chances de cumplicidade se oferece uma razão do porque quer que algo seja feito." (Nicholas Bootman - Como convencer alguém em 90 segundos)
Qual o valor você agrega ao seu cliente? Você tem todos os porquês respondidos?
Qual a melhor forma de elaborar seus propósitos?
Quando sigo explicando sobre alguma coisa, no final eu tenho duas opções : finalizar o assunto ou terminar com as palavras: isso porque...
Acabo de estabelecer uma situação de causa e efeito, e, dizer para a pessoa o por que está fazendo algo, muda sensivelmente a forma como elas reagem, sempre são mais receptivas quando razões são dadas a elas.
Aprenda a colocar um porque! Por que devo escolher seus serviços?
Cuidado com o padrão que você tem para se expressar, atitudes positivas sempre.
Resumindo:
Causa e Efeito
Dizer por que você está fazendo algo para as pessoas, tem uma grande influência em como elas vão reagir a você. Pessoas em geral atendem ou aceitam pedidos quando seguem informando as razões.
Continue lendo porque você vai aprender bastante.
Artigo ilustrado com fotos da linda empreendedora Bárbara Bastos - sócia da Desir Atelier