Seja bem vindo ao meu blog, meu objetivo é ajudar você fotógrafo (a) iniciante ou não a encontrar cada vez mais um motivo para amar sua profissão.
Você já passou por isso?
Se você faz ensaios sensuais ou boudoir ou até mesmo pensa em entrar nesse segmento sabe bem o que é sofrer desse mal uma vez ou outra.
A sensação inicial é de incapacidade. Como se por alguns minutos, você fosse completamente incapaz de fazer aquilo que sempre fez: fotografar.
Você escuta sua cliente falar que deseja fazer um ensaio mas ela está muito insegura em relação a seu corpo e qual linha vai seguir, este é o momento de você passar confiança, ser profissional.
E você trava!
Não quero que você se sinta desmotivado, mas isso é mais normal do que parece.
Neste exato momento, enquanto escrevo essas primeiras linhas, vem vários flashes de situações que vivenciei e quero muito compartilhar com você.
E não sei para você, mas para mim, sem dúvida, o começo é a parte mais difícil. Mas hoje já aprendi a lidar com a insegurança de minhas clientes e pontuar seus desejos.
Logo, a primeira coisa a fazer é identificar por que ela está fazendo esse ensaio, o que ela espera, o que ela mais gosta em seu corpo, se é um presente, o que o parceiro mais admira.
É essa importância do briefing no primeiro contato.
As diferentes clientes que chegam a mim não geram mais a sensação de incapacidade. Sei que quando escutar suas dúvidas e desejos eu vou conseguir fazer com que ela se sinta empoderada e feliz.
Claro que nem sempre lidei com esses momentos de "o que eu vou fazer" com tanta tranquilidade assim. Portanto, se você enfrenta momentos de incerteza, saiba que não está sozinho(a) nessa.
Aprendi com erros e acertos, busquei referências, fui persistente mesmo quando aquela voz dizia, é isso mesmo? Será que vai dar certo? Busquei auto conhecimento através de formações, filtrei o que servia pra mim e sempre imprimi a minha personalidade em meus trabalhos.
Afinal, eu queria continuar a fazer o que mais amo, retratar pessoas e ajudá-las a se ver com outro olhar, transformar.
Por isso, resolvi escrever esse blog para falar sobre esse assunto.
Para contar não só a minha experiência com essas situações mas também para trazer dicas e insights sobre muitos outros pontos e quais as técnicas que uso para superar essas dificuldades.
Se você não eliminar os fantasminhas de uma vez por todas da sua vida, pelo menos vai fazer dele um colega chato e barulhento que você aprendeu a conviver e ignorar quando necessário.
Quer deixar de ter insegurança na hora de clicar? Então vem comigo para saber mais sobre:
Próximos artigos....
- Ensaio fotográfico e auto estima
- O dia do ensaio, uma ocasião especial
- A sensualidade, a nudez e o photoshop
- Como dirigir essa mulher que nunca foi modelo
Enviem perguntas: Quais são suas dúvidas?
Eu também quero te ouvir.
Gostou do que vem por aí?
Então não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas parem de sofrer a toa com como atender os desejos da sua cliente e aprimorar seus métodos e ações.
Facebook (o mais popular)
Twitter (o mais rápido)
Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)
LinkedIn (o mais profissional)
Email (o mais democrático)